Assista aos vídeos do YouTub.
Faça sua busca na Ueb.
Google
Arquivo do blogger escolha uma semana para ver postagens anteriores.
Neste chat podemos conversar instantaneamente com todos que estejam on-line.

MINHAS FOTOS

.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

UM AFAGO NA ESTÉTICA. - IBERÊ CAMARGO


Iberê Camrgo, pintor gaúcho, era artista de rigor e sensibilidade únicos, é um dos grandes nomes da arte do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nasceu em Restinga Seca, no interior do Rio Grande do Sul, em novembro de 1914, tendo passado grande parte de sua vida no Rio de Janeiro.

Reconhecido por seus carretéis, ciclistas e idiotas, o artista nunca se filiou a correntes ou movimentos. Desde a juventude, mostrou-se atraído por personalidades independentes, como Guignard e Goeldi. Na Europa, estudou com mestres como Giorgio de Chirico, Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e André Lothe.

Ao longo de sua vida, Iberê Camargo sempre exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual. Teve sua obra reverenciada em exposições de renome internacional, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Tóquio e a Bienal de Madri, e integrou inúmeras mostras no Brasil e em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália.

O pintor morreu aos 79 anos, em Porto Alegre, em agosto de 1994, deixando um acervo de mais de sete mil obras.

A obra acima chama-se Ciclistas no Parque da Redenção.

Leia mais sobre Iberê Camargo aqui e aqui.


(Veja o site da Fundação Iberê Camargo, clicando no título.)

Nenhum comentário:

Pesquise na ueb.
Entrastes a cavalheiro, e agora que tens que ir estas muito mais fera.

Espero que tenhas utilizado o conteúdo deste blogger de forma construtiva e enriquecedora, que o indique para seus amigos, que volte sempre. Sua opinião pode tornar este cantinho mais agradável. Utilize o e-mail a seguir: